REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Moradores da Comunidade Pedreira participam de audiência
- 13 de outubro de 2017
- Postado Por: Djalma Morell
Quase a totalidade das famílias da Comunidade Pedro Paz, que serão beneficiadas com o programa “Lar Legal”, estiveram representadas na audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (09), no salão nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste. O encontro foi promovido pela ADEHASC (Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina) e pelo Departamento Municipal de Regularização Fundiária.
O diretor do Departamento, Leandro Lucoti, esclarece que a reunião foi dirigida a todos os moradores da Comunidade Pedreira Pedro Paz, e teve o objetivo de promover o ingresso das cerca de 48 famílias que vivem no local, no programa Lar Legal. “Com a regularização fundiária, estas famílias poderão legalizar as suas moradias, obter as escrituras de seus terrenos e viver com maior tranquilidade em seus lares, com segurança jurídica para fazer o que julgarem melhor”, comenta.
O diretor municipal de Regularização Fundiária lembra que dez processos já estão em andamento, para legalizar a situação de famílias de diferentes comunidades (Linha Cruzinhas [3], Vila Basso, Chácara 25 [antiga Olaria Princesa], Bairro Andreatta [4] e Área Conrad). A intenção é incluir a Comunidade Pedreira Pedro Paz entre as beneficiadas pelo programa. Este processo iniciou ainda em dezembro de 2014, quando o presidente da Comissão de Regularização Fundiária era o atual prefeito, Wilson Trevisan.
O prefeito também marcou presença na audiência, acompanhado do vice, Alfredo Spier, e do atual chefe de Gabinete e ex-diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Cleumar Liebert. Trevisan pediu a colaboração de todos os moradores, para que cada um faça a sua parte, e não se prenda a disputas por “alguns palmos de terra”. “Ficarei muito feliz se puder entregar a vocês as escrituras de suas moradias. Podem ter a certeza de que nossa equipe fará todo o possível para realizar este sonho de suas famílias”, disse Trevisan.
O PROGRAMA
O programa Lar Legal consiste em um processo de intervenção pública, que tem por objetivo legalizar as áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral (loteamentos irregulares e clandestinos), cujos moradores não possuam o reconhecimento formal de sua posse (títulos de propriedade emitidos pelo cartório de registro de imóveis). É destinado, prioritariamente, a famílias de baixa renda. Podem ser abrangidas todas as áreas públicas ou privadas que estiverem ocupadas há mais de cinco anos, cujas ocupações sejam pacíficas.