IRINEÓPOLIS/SC: PREFEITURA E ADEHASC ENTREGAM MATRÍCULAS PARA MAIS DE 23 FAMÍLIAS
- 19 de julho de 2023
- Postado Por: Djalma Morell
O município de Irineópolis é referência quando o assunto é regularização fundiária. Nos últimos anos foram mais de 500 títulos de propriedade entregues a moradores de diversos loteamentos e áreas. Na última semana, foi a vez de 23 famílias do São Francisco II receberem as matrículas dos terrenos, podendo a partir de agora ter acesso a financiamentos, programas dos governos, além de melhorias na infraestrutura urbana.
O prefeito Lademir Arcari explica que a edição da Lei federal 13.645, em 2017, apresentou um novo caminho para a regularização fundiária. Foi a partir daquele ano que Irineópolis deu início às atividades de regularização por meio do REURB. “É um processo administrativo via cartório de registro de imóveis. É mais rápido e com menor custo”, enfatiza Arcari, contando ainda que em Irineópolis o trabalho é realizado em parceria com a Associação de Desenvolvimento Habitacional de Santa Catarina (Adehasc). A vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, destaca a confiança que os moradores têm depositado na equipe da prefeitura, principalmente da secretaria de administração, que está coordenando os processos de regularização.
“Eu comprei o terreno em abril de 1984, então fazia 39 anos que esperava para ter esse documento. Já estava meio desacreditado, mas hoje estou feliz por essa conquista”, comemora seu Evaldo Grossl, proprietário de imóvel no bairro São Francisco II. O ex-prefeito e atual chefe de gabinete da prefeitura de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira, explica que o trabalho de regularização fundiária contemplou quase todo o bairro São Francisco. “O trabalho foi praticamente em todas as áreas, desde os primeiros lotes daquelas casas que foram lá construídas depois da enchente de 1983, até as que foram construídas mais recentemente. Aquelas que foram construídas em 1983 nós ainda temos dois proprietários que não conseguimos titular, mas estamos no caminho, com trabalho, dedicação e persistência tem sido possível regularizar os loteamentos em nosso município”, comenta.
Além deste loteamento, de 2017 até agora já foram regularizados imóveis nos loteamentos Stein, Plugge, Aparecida, Jardim Brand I e II, Cohab Nova São Francisco, Bráulio Ruckl, Donda, Valões I e II, Carmen Ossowski, Cohab São Francisco, Vicente Lech, Parra I, Candinha, Herbst e áreas devolutas da União.
Para Djalma Morell, da Adehasc, Irineópolis é exemplo pela seriedade e comprometimento com os processos de regularização fundiária. “ Eu sempre digo que Irineópolis dá exemplo para o estado e para o Brasil. O município foi o primeiro de Santa Catarina a emitir títulos de propriedade pelo REURB, pela lei federal. As prefeituras ainda nem sabiam o que era esse tema e aqui já tinham matrículas sendo entregues”, destaca.
O secretário municipal de Administração, Rodrigo Jurck, a secretária de assistência social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas, o representante da Adehasc, Altevir Feltrin e a coordenadora das ações de regularização fundiária no município, Gabrieli Halabura, também participaram da entrega de títulos de propriedade para os moradores do loteamento São Francisco II.
Fonte: Portal do Cidão – Prefeitura Municipal de Irineópolis/SC
https://irineopolis.atende.net/cidadao/noticia/regularizacao-fundiaria-prefeitura-entrega-matriculas-para-mais-23-familias